Já é possível fazer “panfletagem” a partir do Facebook
Facebook vai repassar localização de usuários a anunciantes
Você já considerou em fazer panfletagens em frente a sua loja ou em algum cruzamento em seu bairro?
Pois é, o raciocínio por trás dessa tática é “se meu negócio é um negócio local que depende de consumidores próximos a minha loja, então vou divulgar meus produtos e serviços próximos a minha loja”. Mas e se existisse uma forma mais fácil, barata e mensurável de fazer isso?
Recentemente o Facebook lançou duas novas ferramentas publicitárias para os pequenos empresários baseadas no compartilhamento de informações de localização dos usuários. Não é exatemente uma panfletagem, mas possibilita que o empresário divulgue seu negócio a pessoas próximas a sua loja.
A primeira delas permite que os empresários tenham acesso a informações demograficas em torno da sua empresa. O Facebook já tem acesso aos dados como gênero, idade, emprego, curtidas, escolaridade que disponibilizamos ao criarmos um perfil e agora irá coletar informações de localização a partir do gps dos aplicativos instalados nos celulares. Agora a rede social vai compartilhar essas informações com os anunciantes a granel. Assim o pequeno e médio empresário poderá aprender sobre o tráfego na rua de sua loja física e anunciar para essas pessoas.
Como as informações serão compartilhadas em pacote, e não individualmente, não será possível identificar cada pessoa, apenas montar um quadro geral.
A segunda ferramenta permite que negócios com mais de uma filial criem anúncios diferentes para cada localização. Assim, se o sujeito possui uma pequena rede de cafeterias poderá criar um anúncios específico para suas lojas da zona norte e outros anuncios diferentes para as lojas situadas na zona sul da cidade.
Estas novas funcionalidade estão sendo liberadas aos poucos para os anunciantes ao redor do mundo.
Não esquecendo que o Google através do Google AdWords há anos já possui funcionalidade semelhante para negócios locais, pois você pode anunciar especificamente para uma cidade ou cep.
Enquanto as empresas de tecnologia competem para lhe entregar a melhor ferramenta de publicidade os pequenos e médios empresários ganham com serviços de melhor qualidade a preços mais acessíveis. Num cenário em que todos tem celulares e passam horas conectados a internet fazer panfletagem tradicional resulta em menos retorno.
O que você não acha?